A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PÁTRIA BRASILEIRA

PÁTRIA BRASILEIRA
A. Clotilde

Sinto um justo orgulho de ter por Pátria o vasto território brasileiro, decantado nas liras de ouro dos poetas, exaltado em sonoros versos, em frases rendilhadas, em Obras monumentais de filhos diletos que sabem apreciar as sublimes belezas que nele se encerram com uma magnificência deslumbradora.
Não há certamente maior encanto, mais doce atração para um coração patriota do que contemplar nessas noites belíssimas de estio o firmamento matizado de estrelas a espalharem dourados clarões sobre a Terra. Parece que este pálido azul representa o nosso adorado Brasil e suas luminosas constelações, os estados florescentes, destacando-se com um brilho deslumbrante o magnífico "Cruzeiro do Sul", que pode simbolizar as glórias do Ceará – a partir da Liberdade – A Terra da Luz.
Oh! Que prazer invade-me a alma vendo a Bandeira de minha Pátria flutuando à áurea da glória, beijada pelo sol verdejante que lhe imprime áureos reflexos fazendo sobressair o verde expressivo que lembra a esperança e o penhor da vitória!
Vastas campinas, onde se desabrocham mil flores, apenas o inverno envia ao solo ressequido as gotas do benfazejo inverno, serras imponentes que se erguem para as alturas coroadas de verduras, cascatas espumosas que refletem os raios solares em belíssimas cambiantes, regalos que serpenteiam docemente umedecendo a grama esmeraldina dos prados, aves multicores que saúdam as alvoradas festivas em gorjeios harmoniosos.
Tudo me faz amar com acrisolado afeto a minha grande Pátria, o meu adorado e estremecido Brasil. Sim, apesar de pequena, aprecio a tua grandeza, oh! Minha Terra. E curvo-me diante daqueles que iluminam o cérebro de teus filhos com os fulgores da instrução e lhes ensinam a defender os teus brios, a exaltar teu valor e a trabalhar pelo teu engrandecimento entre as Nações.

Antonieta Clotilde. CEARÁ INTELECTUAL, Fortaleza, 1910
Contribuição: Acadêmica Anamélia Mota

Nenhum comentário: