A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

RESOLUÇÃO PARA O...

RESOLUÇÃO PARA O ANO NOVO
Franco Feitosa*


É um costume antigo fazer-se uma "pausa para pensar" sempre que um novo ano se inicia. Normalmente muitas promessas são feitas e muitas resoluções tomadas. Tentando ajudar aqueles que não tomaram ainda suas decisões, oferecemos estas "resoluções", as quais são baseadas no credo dos alcoólatras anônimos, Abby e na Bíblia. Na verdade, tomei a liberdade de usar o tema e fiz minhas próprias variações:

- Apenas hoje, eu tentarei viver este dia somente, e não estabelecer metas distantes e difíceis de alcançar, ou tentar resolver meus problemas todos de uma vez.

- Apenas por hoje eu tentarei ser feliz. Abraão Lincoln disse, "A maioria das pessoas são tão felizes o quanto elas pensam que são". Ele estava certo. Eu não vou ficar martelando pensamentos que me deprimam. Eu vou varrê-los da minha mente e substituí-los por pensamentos alegres.

- Apenas por hoje eu me ajustarei para o real. Eu encararei a realidade. Eu tentarei mudar aquelas coisas que eu posso mudar e aceitar aquelas que eu não posso mudar.

- Apenas por hoje eu tentarei melhorar minha mente. Eu não serei um cabeça oca. Eu me forçarei a ler alguma coisa que exija esforço, reflexão e concentração.

- Apenas por hoje eu praticarei uma boa ação por alguém sem deixar que ele saiba. (Se ele ou ela descobrir, não vale).

- Apenas por hoje eu tentarei fazer alguma coisa positiva para melhorar minha saúde. Se eu sou fumante, eu farei um esforço honesto para reduzir. Se eu sou gordo, eu evitarei comer aqueles alimentos que eu sei que me engordam. Eu me forçarei a fazer exercícios mesmo que seja apenas andar ao redor do quarteirão, ou usar a escada em vez do elevador.

- Apenas por hoje eu serei totalmente honesto. Se alguém me perguntar alguma coisa que eu não sei, eu não tentarei enrolar; eu simplesmente direi, "Eu não sei".

- Apenas por hoje eu farei algo que há muito tempo eu venho pospondo. Eu finalmente farei aquela carta, darei aquele telefonema, arrumarei aquelas gavetas ou limparei aquele armário.

- Apenas por hoje, antes de dizer alguma coisa eu me perguntarei a Prova Quádrupla Rotariana. "É a VERDADE?" "É JUSTO para todos os interessados?" "Criará BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?" "Será BENÉFICO para todos os interessados?" E se a resposta for não para qualquer uma dessas questões, eu nada direi.
-
- Apenas por hoje eu farei um esforço consciente para ser agradável. Eu me vestirei tão bem quanto o permita a ocasião, bem banhado, barbeado, unhas limpas, sapatos polidos. Falarei baixo, agirei cortesmente e não interromperei quando alguém estiver falando. Apenas por hoje eu não tentarei melhorar ninguém, exceto eu.

- Apenas por hoje eu tentarei um dia programado. Eu posso não segui-lo exatamente, mas eu terei um programa, assim me pondo a salvo de duas pestes: pressa e indecisão.

- Apenas por hoje eu terei u'a meia hora somente para mim. Ficarei relaxando e sozinho. Durante esse tempo eu refletirei sobre o meu comportamento e tentarei ter u'a melhor perspectiva da minha vida.

- Apenas por hoje eu serei um destemido. Eu juntarei toda a coragem que tenho para fazer o que é certo e assumirei a responsabilidade pelos meus atos. Eu não esperarei nada do mundo, mas eu entenderei que assim como eu der ao mundo, o mundo me dará.

- Apenas por hoje eu tentarei ser um bom cristão, tratarei com amor meus irmãos, meu pároco ou pastor e me lembrarei com carinho de meus mestres e benfeitores.

P.S. Tenha um próspero e Feliz Ano Novo e reze a Deus pela paz.

* O professor Feitosa ocupa a cadeira 21 da Academia Tauaense de Letras.

Nenhum comentário: