A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

domingo, 20 de janeiro de 2008

DISCURSO DE RECEPÇÃO...

RECEPCIONANDO ROSÂNGELA PONCIANO NA ACADEMIA TAUAENSE DE LETRAS

Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia Tauaense de Letras, MD. Prof. João Geneilson Autoridades Civis e Eclesiásticas,
Membros da ATL,
Minhas senhoras e meus senhores,
Muito boa noite,

Incumbido que fui, para a honrosa missão de saudar o ingresso, como membro correspondente de nossa Academia, da Musicista e Professora ROSÂNGELA DE SOUZA PONCIANO, tenho em mãos o ônus de sintetizar, em poucas palavras, um vastíssimo currículo que demonstra sua relação estreita com as artes, cultura e educação.
Nascida no Aracati, cidade onde reside e trabalha, a Professora Rosângela abraçou o magistério desde 1993, já tendo lecionado em instituições de ensino superior, como a Faculdade do Vale do Jaguaribe, e atualmente é professora do colégio Liceu do Aracati.
Psicopedagogia com título de especialização obtido pela Universidade Vale do Acaraú, defendeu a monografia “A Leitura na Transformação e Afirmação da Cidadania: Uma abordagem Psicopedagógica”.
É colaboradora ativa - há 20 anos, de jornais e cadernos de poesia, publicados pela imprensa do Aracati, notadamente do Jornal “Poetossíntese”, que possui repercussão para além deste Estado.
Não bastasse ser bisneta da polimorfa escritora Francisca Clotilde, Rosângela Ponciano é Presidente da Associação Cultural Solar das Clotildes, entidade cultural da qual é co-fundadora e que dirige com o apoio de familiares, amigos e simpatizantes da causa da educação, entidade essa que promove anualmente um dos maiores eventos culturais deste Estado, qual seja o aniversário da Revista Estrella – periódico editado por sua inesquecível ascendente – Francisca Clotilde.
Rosângela Ponciano, portanto, é a prova da influência do gênio e do talento que a bisavó plantou no solo do Aracati, podendo-se dizer, então, que é uma artista pela própria natureza.
Enquanto musicista – que fora licenciada pela Universidade Estadual do Ceará – promoveu inúmeros projetos como o “A MPB é Show!”; “Alguém Cantando”; “Abre Alas que eu Quero Passar”; “E Viva a Música!”, dentre outros, sem falar que, no alto Jaguaribe, é renomada intérprete de célebres canções da Música Popular Brasileira. E quiçá, tenhamos a oportunidade de ouvi-la logo mais!
Foi maestrina dos seguintes Corais: Coral da União Espírita Cearense (1990); Coral São José (de 1991 a 1994); Coral Antares (de 1994 a 1996); Coral Encanto Marista (de 1997 a 2000); Coral Marista Infantil (de 1997 a 2000); Coral Espírita Viva Voz (1998); Coral Infantil do Instituto São José (de 1999 a 2004).
Envolvida no grande projeto de reconstrução da memória e do legado de Francisca Clotilde, Rosângela e outras “Clotildes” vêm hoje, por iniciativa da Professora Anamélia Custódio Mota e reconhecimento da Academia Tauaense de Letras, mais do que receber um importante título honorífico, vem conhecer onde tudo começou.
Conhecer o torrão natal de sua bisavó – que nasceu em Tauá, onde se encontra o nascedouro do Rio Jaguaribe – e se estabeleceu definitivamente no Aracati, onde veio a falecer, após longa jornada de serviços prestados à cidade na qual o Rio Jaguaribe encontra o mar.
Essa concessão honorífica concedida por este sodalício, a Rosângela Ponciano, coroa, portanto, muitas pessoas ao mesmo. À nossa insigne musicista, pelos próprios méritos até aqui destacados. À sua talentosa família, que tem empreendido resgatar a importância da obra de Francisca Clotilde para Aracati, por que não dizer para o mundo. E destacadamente, à professora Anamélia Mota, ilustre escritora que hoje nos brinda com mais uma obra, desta feita, produzindo um libelo histórico que justifica a grandeza do nome de Francisca Clotilde. E, finalmente, à nossa própria Academia, que teve a honra de enxergar a grandeza dessa homenagem.
Muito obrigado.
Tauá - CE, aos 08 de dezembro de 2007/ Edmilson Barbosa / Acadêmico e Advogado.

Nenhum comentário: