A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

CARTA CIRCILAR

Carta Circular
Tauá-CE, 11 de fevereiro de 2008

A Comissão Organizadora da Assembléia Popular Deliberativa, sobre o resgate da data de emancipação de Tauá, no intuito de cumprir suas responsabilidades vem até V. Excia. expor os motivos pelas quais se faz pertinente a ocorrência da Assembléia acima mencionada no dia 18 deste, das 8h às 12h no Centro Pastoral São José.
A Academia Tauaense de Letras e a Fundação Bernardo Feitosa, alertadas pela discordância de datas e sabedoras da possibilidade do equívoco na data comemorativa da emancipação de Tauá, empreenderam uma pesquisa que constatou o engano. Procuraram a Dra. Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, Prefeita Municipal e o representante legal do município na Assembléia Legislativa do Estado Dr. Domingos Aguiar Filho apresentando o resultado da referida pesquisa sendo que ambos apoiaram a realização da já mencionada Assembléia Popular Deliberativa como instrumento para dar à propositura apresentada um caráter participativo da sociedade do município sem escalonamentos de valor, sendo aprovada a constituição desta Comissão que ficou assim composta: Maria Dolores de Andrade Feitosa – Presidente da Fundação Bernardo Feitosa, João Geneilson Gomes Araújo – Presidente da Academia Tauaense de Letras, João Álcimo Viana Lima – Conselho Municipal de Patrimônio, Joaquim Jorge de Moura – Secretário de Articulação Institucional e que, baseada nos resultados da pesquisa a emancipação de Tauá deu-se a 3 de maio de 1802 quando foi desmembrada da vila de Icó e passou à categoria de vila, com o nome de Vila São João do Príncipe, e tendo como área de sua jurisdição a que hoje corresponde a 16 municípios havendo sido nomeada na ocasião seu Capitão-mor, e não, quando foi elevada à categoria de Município no dia 02 de agosto de 1929 como é erroneamente comemorada.
Cremos que o resgate de tal data é de fundamental importância já que é um fato muito significativo e que demonstra o que Tauá já representava para o Estado do Ceará, no entanto, sabemos que é necessária uma legitimação não só popular como institucional.
Vimos, por conseguinte convidar V. Excia. a fazer-se presente a esta sessão magna por sua importância.
Certos da anuência ao nosso convite firmamos-nos respeitosamente.

Maria Dolores de Andrade Feitosa - Presidente da FBF


João Geneilson Gomes Araújo - Presidente da ATL
João Álcimo Viana Lima - Conselho de Preservação do Patrimonio Cultural


Joaquim Jorge de Moura - Secretário de Articulação

Nenhum comentário: