A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES
“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos e sem responsabilidade, talvez, não devamos existir” (José Saramago).
05/02/1962 – A escritora Alba Valdez, primeira Mulher a ocupar uma cadeira na Academia Cearense de Letras e segunda no Instituto do Ceará, é sepultada no Cemitério São João Batista, havendo falado à beira do Túmulo em nome da Casa do Barão de Studart – o historiador Luiz Teixeira Barros.
09/02/1920 – Nasce em Berna na Suíça Fred Kunz (Padre Alfredinho), referencial na Diocese de Crateús, um padre comprometido com os pobres, foi Pároco em Tauá de 1972 a 1975. Realizou um prestimoso trabalho na Serra Barra do Vento, posteriormente foi servir na favela Lamartine, em Santo André, SP, aonde veio a falecer aos 12 de agosto de 2000. É PATRONO na Academia Tauaense de Letras, tendo como ocupante da Cadeira a escritora Maria Adalzira de Oliveira.
12/02/1928 – O padre Odorico de Andrade toma pose no vicariato de Tauá (RIC, 1952). Foram quarenta anos de serviços sacerdotais ao Município de Tauá, merecendo o título de Monsenhor, concedido pelo Bispo da Diocese de Crateús Dom Antônio Fragoso.
15/02/1887 – Circulou nesta data o primeiro número da revista “A Quinzena”, que desempenhou importante papel na evolução literária do Ceará no final do Século XIX.
21/02/1841 – Nasceu em Quixeramobim Antonio Bezerra de Menezes, Co-editor do Jornal “Libertador”, paladino do Movimento Abolicionista, em que o Ceará foi pioneiro no Brasil.
21/02/1956 – Aprovada no Vestibular à Faculdade de Direito do Ceará Geórgia Gomes de Aguiar.
23/02/1887 – Nasce em Fortaleza Henriqueta Galeno, fundadora da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. Pertenceu a Academia Feminina de Letras, tomou assento na Cadeira Nº 23, patroneada por Juvenal Galeno. “Todo mundo ficou a dever a Henriqueta Galeno nesta brava cidade de Fortaleza” (Florival Seraine).
24//02/1968 – Celebrada Missa de sétimo dia na Igreja do Patrocínio, do falecimento do Dr. Cândido Meireles, poeta autor do poema “Kinamuiu”. Pertenceu a Academia Cearense de Letras. Patrona cadeira na ATL, ocupada por Manoel Enéas Alves Mota.
??/02/1760 – Nasce em Cabrobó, PE - a Heroína Nacional - Bárbara de Alencar, precursora de nossa Independência, no movimento de mobilização revolucionária de 1817.
??/??/1921 – Morre (assassinado) em Fortaleza, Mário da Silveira, jovem poeta de quem o meio literário muito aguardava.
Colaborações para anameliacademia@usedata.com.br

Nenhum comentário: