A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

A RAMALHETERIA

A RAMALHETEIRA

F. CLOTILDE
Domingo de Carnaval!
Amanhecera um dia lindo...
Nem uma nuvem turbava a transparência azulada do céu; dir-se-ia que o inverno entregara o septo à primavera fugindo de súbito para não desfazer alegrias. E, com efeito, ostentava-se uma primavera florida, estadeando galas, esfuziante de risos, com um sol de ouro a brilhar no espaço e prazeres estonteantes a sacudirem a monotonia do viver terrestre.
Chegara o período das loucuras, do delírio, do desafogo, da folia... Quantas máscaras afiveladas, quantos disfarces, quantas fantasias, por essas ruas afora, na grande cidade, toda enfeitada de galhardetes e arcos, de flores e bandeirinhas multicores!
Todos sentiam em cheio a ventura daquele dia, todos queriam brincar livremente, esquecendo as horas amargas da vida.
Os foliões entusiasmavam-se cada vez mais. Choviam confetes em profusão nos grupos que passavam e esguichos de cloretyl trescalavam perfumes variados, dando uns tons vivazes e expressivos ao festival solene do Momo.
Titilavam guisos aqui e ali e o Zé Pereira ouvia-se por toda parte, num crescendo ensurdecedor, a que a petizada das ruas se associavam com gritos e aplausos delirantes.
Elita vestira-se de jardineira. No cabazinho artisticamente confeccionada ostentavam-se rosas de botão, margaridas e crisântemos.
Um primor! E o que era mais belo, o que causava mais admiração era o rostinho corado da vendedora, onde uns olhos azuis como o céu brilhavam cheios de graça e de inocência, onde o sorriso irresistível e angelical formava covinhas nas faces delicadas como as pétalas das rosas entreabertas que ela oferecia aos transeuntes com um gesto encantador.
Radiante por ter visto a realidade de seu sonho de fantasiar-se de ramilheteira – Elita atraia os olhares, as carícias, os louvores.
Como é mimosa! Diziam. Que meiguice e gentileza!
Ela, um pouco envaidecida, agradecia os cumprimentos e continuava a espalhar rosas, crisântemos e margaridas, como se o gênio encantador que preside a estação florida se tivesse encarnado em sua pequenina e simpática individualidade.
De repente parou emocionada. Um soluço desprendido de lábios infantis feriu-lhe o ouvido.
Quem sofria naquele dia tão alegre? Haveria lágrimas entre tantos risos, dores no meio daquela festa que arrastava um povo inteiro ao atordoamento da felicidade?
Acreditou porque viu diante dela uma pequenita do seu tamanho, mas tão magrinha e pálida que causava dó. As lágrimas lhe banhavam as faces, pobres lírios que a rajada do infortúnio rudemente crestara.
Tremia a cada passo, e parecia sofrer muito.
__ Que tens menina? Perguntou-lhe Elita, acariciando-lhe os cabelinhos desalinhados e ligeiramente castanhos.
__ A mamãe está doente e penso que vai morrer, respondeu, a soluçar mais forte.
__ Onde moras?
__ Ali, e designava um casebre, uma mansarda que mal se via, ao longe, na travessa de uma grande rua.
Elita tinha um coração de anjo e a idéia de que alguém sofria, naquele dia festivo e qqque lhe trouxera tanta alegria, causara-lhe um mal estar insuportável.
__ Vou à tua casa, e segurou a pequenita que agora se calara e quase sorria.
Esquecera as flores, pensava nos espinhos da vida.
Chegaram. A doente mal podia balbuciar as palavras. A febre e a fraqueza exauriam-lhe as forças. Ao ver a filha perguntou entrecortadamente:
__ Trouxeste-me algum socorro?
__ Eu vim visitá-la, disse Elita, anjo, a distender as asas de arminho sobre aquele leito de misérias.
Dentro de duas horas fizera-se uma transformação no pobre quarto da doente.
Passara por ali um doce eflúvio da caridade e as mãozinhas perfumadas de Elita tinham espalhado a mais bela das flores de seu coração neste lar entristecido pelo infortúnio.
O carnaval foi esquecido. Embalde tilintaram guisos, ruflaram tambores, estridularam clarins, perpassaram bandos, desfilaram préstitos. A tarde morria e murchavam as rosas, as margaridas e os crisântemos no cabazinho que Elita já não segurava. Deus, porém, abençoava a bondosa menina que sacrificara o almejado divertimento para socorrer a pobreza digna e honrada e por entre as flores espalhadas gracilmente pela ramalheteira, distinguira-se a rosa mística da caridade que não emurchece e viceja sempre nos páramos do céu, no reino da imortal e deliciosa primavera.

F. Clotilde. A Estrella, fevereiro de 1915 p. 1-2.

Nenhum comentário: