A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quinta-feira, 27 de março de 2008

ATL, FBF, E AL LANÇA...

ATL, FBF E AL lança livro sobre a Região dos Inhamuns
Será lançada nesta quarta-feira (26/05) a edição fac-similar do livro “Inhamuns, terra e homens”, de autoria do ex-deputado estadual Antônio Gomes de Freitas. O livro fala sobre os aspectos sociais e físicos da região dos Inhamuns, especificamente, do município de Tauá e também, sobre as famílias da região como: os Feitosa, os Gonçalves e os Monte, entre outras. A solenidade acontece no Plenário 13 de Maio, às 19 horas.A primeira edição do livro foi lançada em 1972 e a proposta de fazer edição fac-similar foi possível graças ao Projeto Recontar, da Editora Mandacaru, numa parceria entre a Academia Tauaense de Letras e a Fundação Bernardo Feitosa. A série pretende relançar diversos livros, que como este, contam mais um pouco sobre a história do Ceará. A data para o lançamento, dia 26 de março, foi escolhida em homenagem ao autor que, se estivesse vivo, completaria 104 anos. Foram convidados a participar da solenidade os onze filhos do autor e seus 23 netos e lideranças da região. A edição fac-similar será autografada pelo único filho homem, Antônio Gomes de Freitas Filho e também será lançada no dia três de maio, no município de Tauá.AUTORAntônio Gomes de Freitas nasceu no município de Tauá/CE, formou-se em contabilidade e foi vereador em Fortaleza, no biênio 1937 / 1938. Em 1950 foi eleito deputado estadual e novamente cumpriu mandato em 1955, 1959 e 1963. Ele também foi nomeado para o Conselho de Contas dos Municípios, foi membro do Instituto do Ceará e da Associação Comercial do Estado, Juiz de Paz no distrito de Coutinho, hoje Quiterianópolis e diretor presidente do Instituto do Algodão.

Nenhum comentário: