A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

segunda-feira, 31 de março de 2008

ÁLBUM DE RECORAÇÕES

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES
“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos e sem responsabilidade, talvez, não devamos existir” (José Saramago).
05/03/2005 – Funda-se em Tauá a ACADEMIA TAUAENSE DE LETRAS, por João Geneilson, Edmilson Barbosa, Manoel Almeida, Alberto Feitosa, Dolores Feitosa, Anamélia Mota, Ana Vale, João Álcimo, Sônia Nascimento, Trindade Luz, Geandra Cláudia, Venuira Costa, Jorge Moura e Marbênia Bastos.
05/03/2008 – Em solenidade realizada no Centro Cultural OBOÉ em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a escritora tauaense Anamélia Custódio Mota foi agraciada com o Diploma MULHERES E LETRAS, tributo literário concedido pela Academia Feminina de Letras do Ceará AFELCE, pela publicação do livro FRANCISCA CLOTILDE.
08/03/1907 – ALBA VALDEZ publica “Dias de Luz”. Valdez foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Cearense de Letras (1922) e a segunda mulher a ocupar uma Cadeira no Instituto de História do Ceará (1937).
14/03 – Dia da POESIA, em homenagem ao poeta CASTRO ALVES.
15/03 – Aniversariou a Prefeita Municipal de Tauá, Patrícia Pequeno da Costa Gomes de Aguiar, conforme nota no jornal Diário do Nordeste.
25/03/1884 – Data da Abolição da Escravidão no Ceará, fruto de muita luta. O então presidente do Ceará Dr. Sátiro de Oliveira debaixo de incessantes aplausos declarou: ”A PROVÍNCIA DO CEARÁ NÃO POSSUI MAIS ESCRAVOS!”.
26/03/1904 – Nasceu em Flores, Município de Tauá, Antônio Gomes de Freitas. Contabilista, político e historiador, Gomes de Freitas colaborou em vários jornais no Ceará, é autor do opúsculo INHAMUNS: Terra e Homens. Pertenceu, como Membro Efetivo, aos quadros do Instituto de História do Ceará, desde 1969, saudado que foi pelo historiador HUGO CATUNDA.
26/03/2008 – Ocorre no Plenário 13 de Maio, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, o lançamento da 2. Ed. do livro INHAMUNS: Terra e Homens, da autoria de Antônio Gomes de Freitas.
31/03/1964 – Dia da Revolução Brasileira que desencadeou na Ditadura Militar que durou até 1985.
Colaborações e/ou Comentários: anameliacademia@usedata.com.br

Nenhum comentário: