A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quinta-feira, 27 de março de 2008

ATL,FBF E AL PROMOVEU...

ATL, FBF E Assembléia promove lançamento de livro sobre região dos Inhamuns
A Assembléia Legislativa promoveu na noite desta quarta-feira (26/03), no Plenário 13 de Maio, o lançamento da edição fac-similar do livro “Inhamuns, terra e homens”, de autoria do ex-deputado estadual Antônio Gomes de Freitas. O livro fala sobre os aspectos sociais e físicos da região dos Inhamuns, especificamente do município de Tauá. “Este livro constitui-se um importante instrumento para que as novas gerações conheçam uma parte fundamental da história do Ceará”, avaliou o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB).De acordo com o deputado, a obra retrata a história econômica, cultural e humana dos Inhamuns com dados precisos, cuidadosamente pesquisados e restaurados. “Inhamuns não é apenas um livro, mas uma obra de reconstrução memorial, de leitura atraente e interessante andamento”, ressaltou Domingos Filho, que fez uma breve explanação sobre a vida do autor, seu tio-avô, Antônio Gomes de Freitas. “Devo confessar a minha emoção por presidir esta solenidade em homenagem a este meu ancestral, um dos troncos de nossa família”, finalizou.Durante o evento, a presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Maria Dolores de Andrade Feitosa, fez apresentação do livro e destacou que a obra foi produzida em 27 capítulos, tratando a situação geográfica, a paisagem, o patrimônio material e imaterial, os fatos e personalidades e a formação econômica, política e religiosa da região. “Isso tudo nos possibilita traçar o perfil de seu autor, cidadão intelectual que hoje honra a Academia Tauaense de Letras como patrono da cadeira número sete”, pontuou Maria Dolores.O vice-governador do Estado, Francisco José Pinheiro, falou da importância da obra como forma de se preservar a história do povo da região dos Inhamuns. “Acredito que é este evento um ato simbólico, mas importante no momento em que garante a memória e mantém as referências dos cidadãos tauaenses”, defendeu ele, parabenizando a Assembléia pela iniciativa de promover o lançamento da obra. Também participaram do evento o ex-deputado estadual Antônio Câmara; o presidente da Academia Tauaense de Letras, João Geneilson Gomes Araújo; e várias personalidades da região dos Inhamuns.

Nenhum comentário: