A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

SONETO

ATO DE CARIDADE

Ouvi este soneto em 1973, em Tucson-Arizona, declamado repetidas vezes por Dona Rita Thomaz Barroso, sobrinha do Príncipe dos Poetas Padre Antônio Thomaz e mãe de minha querida colega Dra. Ângela Thomas Barroso.

Como a autoria era por mim desconhecida, atribuí que a poesia fora de D. Dinorah Thomaz (Poetisa irmã de D. Rita), ou do próprio “Tio Padre” como ela dizia.
O fato é que, antes de 3 enfartos do miocárdio e duas cirurgias de revascularização, além de uma CIT (crise isquêmica transitória – um pequeno derrame cerebral), minha memória era fenomenal o que me fez com que memorizasse imediatamente o soneto, o qual passo aos amigos na esperança que ele não venha a desaparecer.

Acadêmico Franco Feitosa
-cadeira No. 21 da Academia Tauaense de letras-

Ato de Caridade

Que eu faça o bem e de tal modo o faça
Que ninguém saiba o quanto me custou
Mãe, espero de Ti mais esta graça:
Que eu seja um bom sem parecer que sou.

Que o pouco que me dês me satisfaça
E se do pouco mesmo algum sobrou
Que eu leve essa migalha onde a desgraça
Inesperadamente penetrou

Que à minha mesa, a mais tenha um talher
Que será, minha Mãe Senhora Nossa,
Para o pobre faminto que vier.

Que eu transponha tropeços e embaraços
Mas, que eu não coma sozinho o pão que possa
Ser partido por mim em dois pedaços

Nenhum comentário: