A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

HISTÓRICO AÉCIO FEITOSA


Aécio Feitosa
Membro Cadeira nº. 15

HISTÓRICO


Nasci em Arneiroz a 14.04.40 sendo meu pai Djalma Feitosa, neto do genealogista Leonardo Feitosa e minha mãe Maria Edite Monteiro Feitosa, filha do Major Leandro Bezerra Monteiro, do Crato.
Em Arneiroz iniciei meu Curso Primário prosseguindo-o em Iguatú, Senador Pompeu, Umari e concluindo-o em 1953 no Juvenato São José, pertencente aos Irmãos Maristas, na cidade de Missão Velha.
Entre 1953-1960 no Colégio Imaculada Conceição, na cidade do Recife, realizei meu Curso Secundário.
Regressando ao Ceará fui Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia em 1966, instituição na qual exerci o magistério ainda como acadêmico ao mesmo tempo em que fui “intérprete” de língua francesa no récem-inaugurado Banco Francês e Brasileiro.
Como professor exerci o magistério em vários Colégios da Capital cearense, entre os quais Juvenal de Carvalho, Dorotéias, Lourenço Filho e Nossa Senhora das Graças.
Em 1968 obtendo o 1º lugar em Concurso Público para a Faculdade de Filosofia do Ceará assumi o magistério nessa instituição obtendo igualmente o 1º lugar em novo Concurso Público para a mesma função junto à Universidade Federal do Ceará.
Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) realizei Curso de Pós Graduação a nível de Mestrado (1976-1977) período em que fui professor dessa instituição e Assessor de sua Consultoria de Projetos (CONSULPUC). Prestando essa assessoria estive em Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e Porto Alegre ministrando Cursos de Treinamento para docentes do Banco Central.
Regressando ao Ceará reassumi minhas funções de Professor DA UFC e UECE e a função de Diretor-Executivo da Fundação Educacional Filgueiras Lima entidade mantenedora do Colégio Lourenço Filho.
Em 1980 viajei como Bolsista do MEC/CAPES para a Bélgica onde permaneci quatro anos realizando Curso de Doutoramento junto à Universidade Católica de Louvain, defendendo Tese doutoral em setembro de 1984.
De volta ao Ceará assumi minhas antigas funções de Professor junto as duas instituições superiores acima referidas e a função de Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado.
Em 1992 a 1993 aposentei-me respectivamente como docente da UFC e da UECE.
No momento exerço o magistério nos Cursos de Pós-graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Fortaleza e cidades do interior.
Como produção literária publiquei diversos artigos em revistas especializadas da Europa (França e Portugal); em Revistas brasileiras de Fortaleza e Belo Horizonte e dezenas de artigos em periódicos da Capital cearense e do interior. Tenho 14 (quatorze) publicações entre livros e plaquetas voltadas para assuntos de natureza genealógica com particularidade sobre a grei Feitosa, dos Inhamuns (Curriculum Vitae em anexo).
Pertenço ao “Instituto Cultural do Cariri” (Cadeira n.º 19), com sede em Crato a ao “Instituto Memória de Canindé”.
Em 2004 recebi o título de “Cidadão de Fortaleza” da Câmara Municipal dessa cidade.
Tive a subida honra de presidir o primeiro Concurso para Professores da UECE instalada no “campus” avançado da cidade de Tauá.

Fortaleza, 25 de janeiro de 2005.

Aécio Feitosa

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,Aécio; sou seu antigo colega de Apipucos e Ipauarana; estou em Fortaleza; gostaria de te dar um”alô “ depois de tantos anos. Meu watsap é: 31999550455(não creio que vá ter sucesso por esta tentativa, mas valeu) . Meu e-mail é: joselviana@ gmail.com