A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

DISCURSO DR. FRANCO FEITOSA


Francisco Franco Feitosa Teles

Membro Cadeira nº. 21

Senhoras
Senhores
Fraternos membros da Academia de Letras de Tauá.

Aceitei, como subida honra, o gentil convite para integrar o colendo colegiado desta nobre Arcádia.
Em primeiro lugar, por ter nascido nesta “Aldeia Solitária” de que nos falou o ilustre escritor e político carinhosamente conhecido como Lisboa Gomes. Na verdade, nasci à sombra do Kinamuiu – este “dromedário adormecido” de que nos falava o ilustre orador conterrâneo José da Costa Leitão.
Nasci na atual Avenida Coronel Lourenço Feitosa, nas proximidades do número 256, em casa assobradada pertencente ao meu padrinho Cândido Alexandrino. A casa já não mais existe como era, e meu padrinho – tendo subido ao assento etéreo merecido por sua bondade e benevolência – deve se sentir feliz por ver este seu afilhado escolhido para compartilhar da honra de pertencer a este colendo sodalício de São João do Príncipe.
Em segundo lugar por ocupar a cadeira que tem como patrono o patriarca da família Feitosa dos Inhamuns Coronel Francisco Alves Feitosa, filho do Lusitano minhoto João Alves da Feitosa e de Dona Ana Gonçalves Vieira, dos quais descendiam meu avô materno Francisco Alves Feitosa, do São Gonçalo, filho do Coronel Joaquim Alves Feitosa, do Cococá e sua mulher, minha avó materna Maria da Conceição Feitosa e Castro – Dona Santinha Feitosa, filha do Coronel Leandro Custódio de Oliveira e Castro – Coronel Leandro da Barra, dos quais herdei o nome Francisco, pronunciado oficialmente na pia batismal da Igreja matriz de Na. Sra. do Rosário pelo saudoso Padre Odorico de Andrade, aos 12 de maio de 1941, dia em que fui consagrado a S. José e tive como padrinho de consagração meu tio Francisco Feitosa Filho, do Cococi. Portanto, embora recém chegado, sinto-me em casa.
Como Tauaense, no limiar da imortalização por beneplácito deste silogeu, vislumbro com veneração várias figuras históricas dos Inhamuns os quais gostaria de registrar neste meu humilde discurso. Por exemplo:
- O ambientalista, engenheiro agrônomo, Joaquim de Castro Feitosa (Dr. Feitosinha), paleontólogo fundador do museu dos Inhamuns, e ex-prefeito desta cidade;
- A educadora e política Maria da Glória Feitosa e Castro (D. Dondon Feitosa);
- A grande heroína brasileira Antônia Alves Feitosa, a nossa querida Jovita Feitosa;
- Joaquim Pimenta, professor universitário e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho;
- Antônio Gomes de Freitas (Lisboa Gomes), historiador e político, ex-prefeito de Fortaleza;
- Francisca Clotilde Barbosa Lima, educadora, nomeando importante rua de Fortaleza;
- Joaquim Alves Feitosa, Comandante Superior do Batalhão da Guarda Nacional da então Vila de São João do Príncipe;
- Manoel Sedrim de Castro Jucá, Tenente-coronel, ex-Deputado Provincial e Juiz de Direito;
- Padre Francisco Máximo Feitosa e Castro, primeiro e único Vigário de Cococi e Deputado em várias Legislaturas;
- Monsenhor Antônio Feitosa, escritor, poliglota, professor e profundo conhecedor do Direito Canônico;
- Dr. Francisco Primeiro de Araújo Citó, Magistrado e abolicionista de renome;
- Monsenhor Antero José de Lima, Vigário Geral da Diocese do Ceará e deputado estadual;
- Bernardo de Castro Feitosa, odontólogo e Juiz de Direito;
- Miguel Fernandes Vieira, filho do Visconde do Icó, Senador, Comendador e Secretário do Governo do Ceará;
- Lourenço Alves Feitosa e Castro, Coronel do Exército e Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, expoente máximo da política tauaense;
- Padre Neri Feitosa, escritor e instituidor do precioso Arquivo da Família Feitosa e do Instituto Memória de Canindé;
- Capitão-mor José Alves Feitosa, o mais poderoso chefe político dos Inhamuns em todos os tempos;
- Bernardino Gomes de Araújo, poeta e professor emérito;
- Leonardo Feitosa, primeiro e insuperável genealogista da família;
- Vicente Cavalcante Filho, ex-ministro da República e ex-prefeito de Fortaleza;
- Pedro Leopoldo de Araújo Feitosa, Monsenhor e primeiro escritor dos Inhamuns;
- Fausto Carlos Barreto, Deputado e Presidente da então Província do Rio Grande do Norte,
Enfim, uma galeria interminável de nomes que engrandecem a terra do “Dromedário Adormecido” – o sobranceiro Serrote do Kinamuiú.

Seleta e distinta platéia

Após esta apologia introdutória, permitam-me, data maxima venia, apresentar-lhes uma breve sinopse bibliográfica do Patrono de minha cadeira arcadiana, Coronel Francisco Alves Feitosa – o Patriarca da Família Feitosa.
O meu primeiro contato com ele foi pelos anos cinqüenta quando meu tio Sebastião Leitão Feitosa e Castro, lia em voz alta e clara, para a família reunida, a primeira parte da primeira edição do Tratado Genealógico da Família Feitosa, de Seu Nado como era carinhosamente conhecido o maior genealogista da família. A sala estava repleta e atenta, e ti’ Basto com seu vozeirão macio de barítono mezotenor nos lia.” Filhos do Português João Alves Feitosa, casado com uma filha do Coronel Manoel Martins Chaves: 1º O Comissário Lourenço Alves Feitosa...2º O coronel Francisco Alves Feitosa, casado em primeiras núpcias, com Isabel do Monte, irmã do Capitão mor Geraldo do Monte; em segundas núpcias com Catarina Cardosa da Rocha Resende Macrina, descendente da família Cavalcanti e Albuquerque, de Pernambuco, e, em terceiras núpcias com Isabela Maria de Melo.
Estas três mulheres eram viúvas e traziam filhos dos seus leitos anteriores.
Dos filhos do 1º casamento de Isabel do Monte descendente grande parte dos Pinheiros, Melos e dos Fernandes Vieira...
Dos filhos do 1º casamento de Catarina Cardosa da Rocha

5 comentários:

wddyrofeitosa disse...

Saudações à nossa família Feitosa. Sou Francisco Wderlande Rodrigues Feitosa,filho de José Wilson Feitosa,filho de José Alves Feitosa,filho de Noé Alves Feitosa,fundador da vila de Cacimbas dos Noé,município de Acopiara e está situada ao sopé da serra de Baixa Grande,município de Catarina/CE.
Acabo de ler o discurso do emérito Dr.Francisco Franco Feitosa Teles,ilustre ocupante da cadeira n°.21 da Academia Tauaense de Letras em 25 de maio de 2007 e achei simplismemte fantástico ao fazer mensão de todos os notórios membros desta família que eu apesar de não conhecer quase nada a considero uma dinastia.Gostaria muito de ser agraciado com o livro da família escrito pelo ilustre Aécio Feitosa,escritor e membro desta honrosa casa da cultura nacional,sob o título FEITOSAS-Genealogia e...(Não lembro ao certo o resto do título).Meu telefone é:(0**11)56259780. Email:wddy_rofe@yahoo.com. Aguardo anciosamente um contato. Um forte abraço a todos os Feitosa de Tauá,CE e do Brasil!!!!!!!!

Unknown disse...

Me chamo Gutembergson Martins Feitosa, li este texto sobre minha família, estou no 4º bloco de Letras na UESPI, moro em Picos - PI, mas meu pai e natural de Cococi-Ce, quero escrever um artigo sobre minha família, não tenho muito conhecimento, da história ainda pesquiso gostaria da sua ajuda, sou bisneto de José de Araujo Feitosa, este é neto de Joaquim Alves Feitosa
Telefone 0xx89 99228631 email: berg.legal@hotmail.com
Fico grato por informações

PauloFeitosa_Curitiba-Brazil disse...

Me chamo Paulo Pereira Feitosa, e tenho muito orgulho em ser filho do professor Feitosa. :-)

Belíssimo discurso pai, parabéns.

blogdoluismagno disse...

Feliz e ao mesmo admirado em encontrar no texto á cima a menção a FRANNCISCO PRIMEIRO DE ARAÚJO CITÓ, este que foi Padrinho de Batismo de meu bisavô Gualter Pereira de Alencar (que foi batizado na Igreja de Flores em 1873).

blogdoluismagno disse...

Procuro por mais antepassados DE MINHA família Alencar em Tauá-CE. Além de meu bisavô Gualter/1873, encontrei no documento de batismo seus pais Barnabé Damaso de Alencar e Alexandrina de Ollanda Cavalcanti. Relacionados aos irmãos de Barnabé cheguei ao nome de seu provável pai, de nome Joaquim Damaso de Alencar. luismagno_alencar@hotmail.com 98 9 8756-6477. Há alguém que possa me ajudar?