A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

DISCURSO EDMILSON BARBOSA


DISCURSO DE RECEPÇÃO AO ACADEMICO DIMAS MACEDO NA ACADEMIA TAUAENSE DE LETRAS
Edmilson Barbosa Francelino Filho
Membro - Cadeira nº. 02

Ilmo. Sr. Presidente da Academia Tauaense de Letras
Acadêmico Prof. João Geneilson

Exmo. Sra. Prefeita do Município de Tauá
DD.ª Sr.ª Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar

Ilma. Sra. Curadora da Fundação Bernardo Feitosa
Acadêmica Dona Dolores Feitosa

Demais colegas acadêmicos e acadêmicas, a quem saúdo na pessoa da Sra. Anamélia Custódio Mota

Minhas Senhoras e meus senhores,


Primeiramente, quero dar parabéns à diretoria recém escolhida e desejar muito sucesso na gestão que ora se inicia. Que a Academia possa progredir ainda mais neste segundo biênio que se inaugura.
Meus parabéns também aos novos acadêmicos que tomaram posse dentro de instantes meus caros: Carlos Gomes (esse grande nome da música dos Inhamuns, que se destacou também na seara da segurança pública e cujos os CD’s eu sempre escuto), João Vasconcelos de Sousa, amigo Antônio Viana (comunicador, jornalista por vocação e cronista político por excelência), tabelião José Lúcio do Nascimento (agente ativo da sociedade civil organizada do nosso Rincão, e que recentemente tem se destacado enquanto memorialista, recuperando boa parte de nossa memória através do Cartório de I.o Ofício de Tauá).
Meu particular amigo, Professor e mestre Dimas Macedo, a que tenho a honra de dirigir essa saudação.
A Academia foi muito pródiga ao conceder o título de membro titular a Dimas Macedo. Este lavrense de nascimento, e cidadão do mundo por excelência, é nome de projeção nacional. Procurador do Estado e Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFC, Dimas já possui mais de uma dezena de livros debatendo Política e Constituição, sendo hoje um grande nome da Teoria Material da Constituição em nossa literatura jurídica.
Poeta – e é assim que ele gosta de ser chamado – Dimas é prodígio desde sempre. Foi o mais jovem escritor a ingressar na Academia Cearense de Letras. Possui dezenas de livros publicados na literatura pura, notabilizando-se também como editor e critico literário de grande produção intelectual. Mas é de poesia que se deve lembrar quando se pensa em Dimas Macedo, pois ser poeta é para Dimas uma razão de viver. De sua antologia lançado ano passado, que celebrando seus cinqüenta anos de vida e trinta de literatura, peço licença para recitar:
Casulo

Te amo sobretudo os lábios
e a resina viscosa dos teus seios,
pois a vulva dos teus olhos enlaça
a sedução invisível dos meus pelos,
onde começo a viver e me embaraço,
porque me mato de amor quando te vejo.


Poema

O amor de Deus
é uma rocha viva
sagrando em minha carne.

É qual um fogo
que queima
em profusão
de água cristalina

O amor de Deus é a menina
dos meus olhos lassos.

O amor de Deus
é o compasso
maduro da beleza.

E onde houver certeza,
o amor de Deus
será a concha
que seguramos nos braços.

O amor de Deus
nas escrituras
Nas partituras
Do rosto do mendigo.

O amor de Deus no meu umbigo
e espalhado nas vozes do espaço.

O amor de Deus
na esperança
com que tecemos
as nossa incertezas.

E amor de Deus, também,
Na realeza dos gestos.

O amor de Deus
nos meus protestos
em busca de justiça.

E amor de Deus nas alianças
que seguramos nos dedos.

O amor de Deus
em meus enredos
e na escola das facas
onde ressangro a morte

O amor de Deus
Qual um suporte
De energia vital
em minha veias.

As pegadas de Deus
sob as areias
me carregando nos braços.

Porque o amor
de Deus,
feito em pedaços,
se espalha sobre a mesa
e nos recessos da alma.

O amor de Deus
na euforia
com que encaro a vida.

O amor de Deus
na despedida
e retorno de tudo.

O amor de Deus,
Mais que escudo,
é expressão
de todos os sentidos.

O amor de Deus
nos meus ouvidos
me deu este poema.

Mais que um lema
o amor de Deus
é tudo que persigo.

Porque o amor
de Deus
(posto comigo)
É uma rocha viva
sangrando em minha carne.

Ao contrário do que possa parecer ao menos informado, Dimas possui uma ligação estreita com nossa terra. Foi professor e mestre de muitos operadores do direito que se encontram nesta solenidade. Foi professor e mestre da Prefeita Municipal. Dra. Patrícia Aguiar. Foi professor do Juiz e Acadêmico, Michel Pinheiro, foi meu professor e é meu mestre de todas as horas. Eu o trouxe a primeira vez a Tauá, para apresentar minha obra sobre Joaquim Pimenta, tendo sido saudado por ele, agora lhe devolvo a saudação, merecida homenagem de um humilde discípulo.
Como se isso não bastasse para justificar sua indicação, Dimas foi testemunha, e entusiasta de primeira hora, da idéia do Prof. João Geneilson em fundar esta Academia. E se isso ainda não justificar, há o argumento de que é hospede há algum tempo da Profª. Anamélia Mota, que sempre o recebe com nosso queijo de coalho e outras iguarias do nosso sertão.
Há mais ainda. Dimas foi adotado recentemente filho de Marrecas, fazendo parte da nobre Família Cidrão, sendo Lúcia Cidrão, sua grande musa e companheira: a mulher de sua vida – diz o poeta. Desta forma, a Academia deve também pagar tributo, mais adiante à Lúcia, por ter rendido este poeta em solo tauaense.

Não poderia, portanto, ser mais feliz sua indicação para nossa Academia.

Muito obrigado.




Nenhum comentário: