A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

HISTÓRICO EPAMINONDAS FEITOSA

Epaminondas Feitosa Ferro
Patrono - Cadeira nº. 26

Nasceu em 18 de Novembro de 1881 no sítio Saco Virgem, município de Parambu.
Filho de Emiliano Ferreira Ferro e de Epifânia Estefânia Bandeira Ferrer.
Casado com Maria Soares de Carvalho Ferro de cujo matrimônio teve 15 filhos: dez homens e cinco mulheres.
Exerceu as funções de delegado de Cachoeirinha, hoje Parambú, por vários anos.
Desbravou a região circunvizinha (Serra das Balas, Serra da Baixa Verde, Serra dos Caliás e Serra do Saco Virgem), onde instituiu o plantio da Mandioca como principal fonte de renda para a região.
Costumava escrever suas crônicas através de manuscritos e os enviava para o seu irmão, Monsenhor Francisco de Assis Feitosa, vigário Geral do Crato, que se encarregava de publicá-los na “A VERDADE”, um periódico de propriedade da Diocese do Crato.
Perdeu a sua companheira vitimada de uma apendicite aguda, quando contava apenas 46 anos.
Permaneceu solitário, viúvo inconsolável até 1939 quando faleceu, acometido de uma pneumonia.
Foi chefe político da região, aliado á ala dos CONSERVADORES.
Deixou uma família organizada e respeitosa, com vários descendentes que se projetam na vida social, cultural, política, e empresarial da Região e do Estado.

4 comentários:

heitor disse...

Eu ja estive a procurar essas crônicas na cúria diocesana do Crato, mas nada encontrei. Por acaso, alguém da academia não poderia me ajudar? Tenho interesse porque faço parte da quinta geração de descendentes deste pater falias, e, curiosamente, todos os filhos e netos de Epaminondas que perqueri, nada sabiam sobre tal veia literária desse mitológico patriarca.

heitor disse...

Se algum membro da academia tiver interesse, possuo fotos de Emiliano Ferreira Ferro, de Epifânia Estefânia Bandeira Ferrer e de Maria Carvalho Soares, respctivamente, o pai, a mãe e esposa de Epaminondas. Meu email é heitorfeitosa82@hotmail.com

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

Parambu não tem acento pessoal!!