A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

BIOGRAFIA JOAQUIM DE CASTRO


Joaquim de Castro Feitosa
Patrono Cadeira nº. 01

“SÍNTESE HISTÓRICA”

Joaquim de Castro Feitosa, nascido na cidade de Tauá-CE, em 30 de Novembro de 1915, filho de Bernardo de Castro Feitosa e Raimunda Alves Feitosa. No ano de 1946 deu-se o enlace matrimonial com a professora MARIA DOLORES DE ANDRADE FEITOSA de cuja prole nasceram os filhos: Bernardo Pessoa de Andrade Feitosa (in memória), José Leôncio de Andrade Feitosa (Médico Cirurgião Cardiovascular, residente da cidade do Rio de Janeiro – RJ), Judith Pessoa de Andrade Feitosa (Engenheira Química e Professora Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC), Fátima Lúcia de Andrade Feitosa (Geóloga) e Ana Maria de Andrade Feitosa (Engenheira Agrônoma).
Joaquim de Castro Feitosa é formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará – UFC e com larga folha de serviços prestados ao Estado do Ceará. Destacou-se como um defensor intransigente em defesa do meio ambiente e sobressaiu-se no cenário das pesquisas ambientais com diversas publicações técnico-científicas e dentre as mais importantes citamos:

· Fontes Naturais dos Inhamuns, Anotações Climáticas de Tauá; El Niño; Observações Sobre o Cajueiro; Síntese Global dos Trabalhos Apresentados na I Semana do Caju em Fortaleza-CE; Anotações Sobre as Pragas dos Cajueiros; A Cabra Anglo-Nubiana; Construção de Pequenos Açudes e Barreiros; Caracterização e Uso dos Principais Solos do Ceará; Aspectos Agrológicos do Ceará; Aspectos Conservacionistas, etc.

Joaquim de Castro Feitosa, pesquisador de larga experiência no Setor Ambiental fundou e presidiu por 17 anos a Sociedade Cearense de Defesa da Cultura e do Meio Ambiente – SOCEMA, é Membro Efetivo da Sociedade Cearense de Geografia e História e foi do Conselho Estadual do Meio Ambiente – COEMA bem como a Fundação Brasileira do Caju.
No Município de Tauá, Estado do Ceará foi “interventor” no ano de 1947; criou a Fundação Bernardo Feitosa – FBF, mantenedora do museu dos Inhamuns cujo acervo Arqueológico e Paleontológico é dos mais expressivos do Brasil com peças raras e sem similar em nosso País o que coloca em pé de igualdade com outras instituições do gênero. A Fundação Bernardo Feitosa detém sob a sua orientação o Centro Cultural dos Inhamuns que é uma espécie de colméia irradiadora da cultura regional; a Biblioteca Pública com mais de 15.000 títulos sendo a mais importante da Região dos Inhamuns, o Setor de Informações Ambientais – Sala Verde – referencial ambiental único no Estado do Ceará e a Sala de Paleontologia que guarda os mais preciosos achados fossilizados de animais pré – histórico que habitaram a Região dos Inhamuns entre eles: Preguiça Gigante Terrestre, Tigre Dente de Sabre, Mastodonte – Mamute Americano, etc., além de diversas arcadas dentárias não identificadas de diversos animais, cujo acervo é estimado em aproximadamente 1.800 peças de valor histórico e científico incalculável.
Joaquim de Castro Feitosa participou ativamente em diversos Estados da Federação de Congressos, Simpósios, Palestras, Cursos, Mesas Redondas, Workshop, etc., dentro das suas atividades profissionais.
É detentor de diversas comendas e honrarias entre elas:
· Medalha Chico Mendes, Medalha da Confederação Nacional da Agricultura;
· Medalha do Mérito Cultural da Universidade Estadual do Ceará – UECE;
· Prêmio Empreendedor do Banco do Nordeste;
· Medalha de Honra ao Mérito da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará;
· Homenagem Especial do Governo do Estado do Piauí;
· Destaque Rotário 2001;
· Homenagem Especial da Diretoria da Cidadania da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, etc.
· Personalidade 2002 – CIART – Tauá-CE.
Joaquim de Castro Feitosa abraçou a causa e caiu em campo. Sua vida é um exemplo de dignidade humana, pautada no respeito ao cidadão, cujo espírito e humanitário o torna um homem honrado e respeitado no seio da sociedade, que o transformou num verdadeiro amante das Ciências em prol do solo pátrio, especialmente da sua Região, a Região dos Inhamuns!
Tauá-CE, 05 de junho de 2003.

Nenhum comentário: