A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

BIOGRAFIA DIDEUS SALES

ANTONIO DIDEUS PEREIRA SALES, Poeta, Escritor, Radialista, Folclorista e Produtor Cultural. Nasceu no dia 02 de abril de 1962 na fazenda Várzea do Canto, Independência – Ceará. Filho de José Pereira Filho e Maria Cordeira Sales criou-se em Crateús, cidade mais desenvolvida da região noroeste do estado, onde estudou e começou trabalhar no rádio. No campo da literatura popular publicou os livros: Flores Vivas e Mortas (parceria com Hernandes Pereira – 1982); O Sertão de cabo a rabo (1985); Minha Terra, Minha Gente (parceria com Hernandes Pereira – 1986); Matuto do Pé Rapado (1987); Natureza, Paz e Poesia (parceria com Hernandes Pereira – 1990); Florescências (1991); Colheita de Versus (1994); O Sertão em Verso e Prosa (1999); Nos Cafundós do Sertão (2003); Veredas de Sol (2006). Transportou parte de sua produção poética para o áudio, lançando os CDs “Frutos Poéticos”, “Alma Brejeira” e “Cantilena” este último em parceria com o cantor e compositor Acauã.
Como Radialista trabalhou em várias importantes emissoras do Estado, destacando sua passagem pela rádio Difusora dos Inhamuns em Tauá, no biênio 1997/98. Como folclorista e produtor cultural realiza palestras e eventos em todo o Ceará e em outros estados da Federação. Dirige a revista “Gente de Ação”, veículo de divulgação cultural e política, que circula mensalmente no Estado. Pertence as seguintes agremiações: UBE – União Brasileira de Escritores – SP, Casa do Poeta Lampião de Gás – SP; Associação dos Poetas e Violeiros de Alagoas – Maceió; UBT – União Brasileira de Trovadores – RJ; Sindicato dos Radialistas Profissionais do Ceará, ACEJI – Associação Cearense de Jornalistas do Interior e Academia Camocinense de Letras.

Nenhum comentário: