A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

DISCURSO MANOEL ENÉAS


Discurso proferido pelo Presidente da USEDATA
Convênio de Parceria USEDATA x ATL



Desde o primeiro instante em que vi instalar-se em Tauá, a ATL – Academia Tauaense de Letras, que compreendi de modo muito claro, uma evidência concreta e palpável, de que se instalava em Tauá, uma atmosfera positiva, para que a lei da atração, encontrasse um campo limpo, um campo fértil, para demonstrar que tudo tem jeito, para demonstrar que quando pessoas de mentes sãs se reúnem e pensam de modo inteligente, elas serão capazes de influenciar todo o universo.

Nada neste mundo ocorre por acaso. Sinto que este grupo de pessoas, sumo da intelectualidade do Tauá, estão a cada dia, oferecendo seus conhecimentos em prol de um Tauá mais esclarecido, em prol de um Tauá que compreenda, que a nossa passagem aqui neste mundo, é muito curta e que não devemos ser mais um apenas, mas sermos pessoas de decisões firmes e que algo realizemos em prol do próximo e da humanidade.

A ATL – Academia Tauaense de Letras, já disse para o que veio. Quantos livros já foram escritos por estes expoentes, acadêmicos da melhor estirpe, pensadores, formadores de opiniões neste Tauá que tanto precisa de pessoas íntegras e independentes. Pessoas sem amarras, pois só estas, poderão expressar os pensamentos mais verdadeiros, vindos do fundo do coração.

Amigos presentes, uma entidade e um grupo com estas características, não pode ficar isolada do mundo, sem se conectar à rede mundial de computadores, para que conhecendo mais e na velocidade que o mundo exige, possa pensar de modo também rápido e em sintonia com a modernidade.

Fiquei altamente sensibilizado, quando percebi que a ATL estava sem condições de se inserir neste mundo maravilhoso da Internet e se apresentava inadimplente perante os controles da USEDATA, este Provedor, pioneiro em Tauá, neste segmento de tecnologia a mais moderna disponível.

E por se tratar de um cliente especial, procurei visitar. Ao ver estas instalações, ao ver a vontade de servir e o que já servia ao Tauá e aos Tauaenses, eu me senti na obrigação e no dever, de encontrar uma solução que fosse capaz de atender de modo nobre a todos nós, ACADEMIA E USEDATA.

Acostumado a compreender que para tudo tem uma solução e já sendo nosso desejo implantar em Tauá, o PROJETO E-USEDATA, encontramos o terreno fértil, através do Prof. Geneilson, Presidente desta Augusta Casa e que com maestria tem conduzido tão bem o teu papel.

Aqui pois, através deste projeto piloto, declaro lançado o PROJETO E-USEDATA, já de conhecimento de muitos, pois já vinha sendo trabalhado desde algum tempo, com muito cuidado e com muito zelo.

Trata-se de disponibilizarmos o acesso à rede mundial de computadores, através da troca de materiais recicláveis. Em um mundo poluído por mentes insanas e agora mais ainda, por grandes quantidades de objetos lançados na natureza, em um mundo preocupado com o aquecimento global, onde até as geleiras já dissolvem e sinalizam um porvir muito perigoso, para o futuro dos nossos descendentes, temos uma obrigação maior.

Eu visitei também o local onde se recolhe o lixo em Tauá e consolidando tudo isto, formalizei uma equação capaz de acender uma luz , neste túnel tão escuro, tão tenebroso e pude compreender, como sempre venho dizendo: LIXO NÃO É MAIS LIXO.

Deste momento em diante, ao lançarmos o Projeto E-USEDATA, precisamos compreender, que ao lançarmos uma folha de papel no lixo, ou uma garrafa, ou uma latinha, é o mesmo que lançarmos uma moedinha, além de prejudicarmos todo um eco-sistema, prejudicando sensivelmente a natureza que levou anos, para se equilibrar e com um agravante: agora tem alguém nos advertindo e lembrando, que não somos mais ignorantes no assunto e que urge ação enérgica e consciente em prol do meio-ambiente.

Na verdade, tudo isto, é o custo do progresso. Quem aqui presente já parou para pensar no que significa a palavra "progresso"?

Mais moradias, estradas, indústrias, usinas, cidades, máquinas e muitas outras tecnologias que não conseguimos nem imaginar. Tudo muito bom e bonito, pois melhoram a qualidade de vida dos seres humanos de uma forma ou de outra, como no transporte, comunicação, saúde, educação, etc. Mas agora pense só: será que tudo isso de bom não tem nenhum preço? Será que para termos toda essa facilidade de vida, nós humanos, não pagamos nada?

Você já ouviu alguém dizer que para tudo na vida existe um preço? Pois é, nesse caso não é diferente. O progresso, da forma como vem sendo feito, tem acabado com o ambiente ou, em outras palavras, destruído o planeta Terra e a Natureza.

Urge, pois, que de modo ágil, seja possível o estabelecimento de um progresso sem agressões ao meio ambiente e mais ainda: seja AUTO-SUSTENTÁVEL.

Aliás, acredito que tudo, tudo mesmo tem de ser auto-sutentável. Essencialmente o desenvolvimento das cidades e das tecnologias. O gratuito não existe, pois não se sustenta ao longo dos anos, nem das exigências do progresso tecnológico. Não funciona eternamente, o paternalismo e as ações isoladas e sem objertivos claros.

Vamos pois, aqui e agora, juntos com a Academia, ampliarmos a INCLUSÃO DIGITAL em Tauá, e com carinho e zelo, tratarmos o meio ambiente, transformando todo o segmento de papel não utilizado na cidade de Tauá, em recursos para o funcionamento pleno e harmônico desta augusta casa.

Alguns aspectos relevantes estamos considerando:

A satisfação das necessidades de comunicação da ATL
A solidariedade para com as gerações futuras, no instante em que preservamos o meio ambiente.
A participação da população, no instante em que repassarão os papéis utilizados à ATL
A elaboração de um sistema social garantindo recursos para um bom funcionamento
A efetivação de um programa educativo e cultural.

Em seu sentido mais amplo, a estratégia de sustentabilidade que imaginamos com este projeto, visa promover a harmonia entre ATL, a comunidade e a natureza, com resultados palpáveis para a esta casa que tem fome e sede de cultura.

O que queremos mesmo, é a compreensão de dois grandes problemas. Atender a esta necessidade clara e insofismável da ACADEMIA e ao mesmo tempo, aproveitarmos este fórum, para o entendimento de que devemos resolver um problema de cada vez e nada como iniciarmos com o trato com o lixo.

Sempre tratado como um conjunto de resíduos sólidos resultantes da atividade humana, ele é constituído de substâncias putrescíveis, combustíveis e incombustíveis. O problema do lixo tem objetivo comum a outras medidas, notadamente uma delas sobressai, pois é de cunho psicológico: O EFEITO DA LIMPEZA DA COMUNIDADE SOBRE O POVO.

Só em imaginar, que em breve, com certeza não veremos nem uma folha de papel no lixão desta cidade, já por si só, justifica nossa vibração por tal feito. Só em imaginar que em breve estas caixinhas com a parceria ATL x USEDATA, será entendida como defensores do eco-sistema, integrando a comunidade tauaense a este conceito maior de sustentabilidade, dou-me por vitorioso nesta empreitada.

Vamos por parte, comecemos com o papel, para entendermos o retorno e a compreensão, depois, teremos a latinha, depois os vidros, depois os plásticos, depois as sucatas de ferro depois os restos de panelas, depois os aros de bicicletas, os tubos de desodorantes e mais uma enorme variedade do que chamamos lixo e que na verdade, com eles, agridimos àquela que só o bem nos dá, que é a natureza.

O desejo mesmo é a consolidação de um Desenvolvimento Sustentável, que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.

Estamos atendendo a uma pequena necessidade da Academia, mas nem consigo entender onde poderemos chegar, tão vasto é o porvir, haja vista que para quem promove harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza, só pode colher frutos dos melhores.

O contexto específico das crises do desenvolvimento e do meio ambiente e a busca do desenvolvimento sustentável requer, essencialmente:

Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório;
Um sistema econômico capaz de gerar excedentes e know-how técnico em bases confiáveis e constantes;
Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não- equilibrado;
Um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento;
Um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções;
Um sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se.

Espero estarmos contribuindo com a Academia e espero sobretudo estarmos lançando uma semente que haverá de brotar em futuro próximo a devida compreensão da auto-sustentabilidade e da aplicação de ações concretas que incentivem o desenvolvimento, mas que não agridam. Não basta reclamar, não basta ser um crítico de poltrona, que tudo sabe, que tudo aponta, mas nada faz de concreto para o estabelecimento de soluções duradouras e equilibradas.

Senhoras e senhores, a USEDATA, ao elaborar o seu planejamento estratégico para o ano de 2007, priorizou o saber e priorizou a parceria. Rogo a Deus, como cidadão tauaense, que nos ilumine na condução deste processo de crescimento tecnológico, que nos fascina pelo alcance imensurável.

Muita paz, muitas realizações e que todos aqui presentes, consigam ser verdadeiros seres de paz, neste mundo que cresce e se desenvolve a passos tão largos, nos exigindo ações mais concretas, firmes e sustentáveis.


Tauá, 19 de maio de 2007

Manoel Enéas Alves Mota
Eng. Civil – CREA-3636/D
eneas@usedata.com.br
8752-4052

Nenhum comentário: