A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

DISCURO - MERCÊS GONÇALVES


Maria das Mercês Gonçalves Costa Barreto
Membro - Cadeira nº. 25

Discurso Solene de Posse na Academia Tauaense de Letras

Em face a exiguidade do tempo, saúdo com respeito, gratidão e alegria, inicialmente a Deus, a nossa Mãe Maria Santíssima, cada componente desta douta mesa, em particular, ao Dr. João Geneilson Gomes Araújo, Presidente desta honrada Academia Tauaense de Letras e ao Dr. Edmílson Barbosa, vice-presidente. A esta dupla incansável meus parabéns por tão grandioso empenho.
Parabéns extensivo aos nobres acadêmicos, demais funcionários, às equipes que organizaram essa magna solenidade. Envolvidos nesse clima de alegria, unidade e amor é que devemos continuarmos para juntos difundirmos e perpetuarmos a cultura de nossa terra. Segundo Madre Teresa de Calcutá “O maior tesouro do universo que podemos ter é o amor”.
Apresentando-me, ao seleto público aqui presente, chamo-me MARIA DAS MERCÊS GONÇALVES COSTA BARRETO, sou filha caçula de uma prole de nove filhos do casal ANTONIO DA COSTA BARRETO e MARIA DAS MERCÊS GONÇALVES COSTA (ambos in memorian), mas que nos deixaram um legado de bons exemplos e costumes que muito me honram.
Nasci aqui. Com apenas cinco anos de idade, minha mãe faleceu. Na pré-adolescência, passei a residir e estudar em Fortaleza, já idealizando cursar Letras, Direito, ser professora, participar da Academia de Letras, ser mãe, ajudar aos carentes, levar a PALAVRA DE DEUS através de livros, artigos, palestras...
Iniciei minha vida laboral aos dezoito anos como professora primária, posteriormente, instrutora do SENAC e SENAI, funcionária pública estadual. Quando Acadêmica de Letras, elaborei várias apostilas, textos, poesias, devaneios próprios da idade.
Conclui garbosamente os cursos de Letras e Direito. Surgiu, então, o concurso para o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região que á época tinha jurisdição até Piauí e Maranhão. Em virtude da classificação em primeiro lugar, fiquei no Ceará, indo para Junta de Conciliação e Julgamento do Crato, trabalhando por sete anos. Então, distanciei-me do mundo Literário, mergulhando no Jurídico. Lá, casei-me.
Em 1983, regressei para Fortaleza. Nasceu meu primeiro filho, Adller em 1986 e, em 1991, segundo, Adolph. Tesouros preciosos que Deus me confiou.
Agora, retornando às minhas origens, concretizo mais um grande sonho nesta memorável noite com ingresso na Academia Tauaense de Letras, onde terei como patrono PADRE ACHILLES FEITOSA. Somente Deus pode medir minha emoção, alegria e realização desse momento.

Muito Obrigado!!!

Tauá – Ce 16 de setembro de 2005

Nenhum comentário: