A ATL tem por objetivo congregar escritores e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, resgate, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.
No dia 5 de março de 2005 às 19 horas no Auditório da Escola Liceu de Tauá “Lili Feitosa”, foi fundada a Academia Tauaense de Letras, naquele momento imortalizado 14 Cadeiras com os seus Patronos e respectivos Membros Fundadores.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

DISCURSO LUIZ FALCÃO

DISCURSO DE POSSE DO MEMBRO CORRESPONDENTE
Luiz Carlos Falcão Lordelo
Membro Correspondente
Cadeira nº. 05


É com imenso prazer que hoje recebo das mãos do presidente da Academia Tauaense de Letras, o acadêmico João Geneilson, o diploma de acadêmico membro correspondente, ocupando a cadeira de número 05 que pertenceu ao ilustre acadêmico Antônio Carlos Barreto, filho dos Inhamuns e desta cidade, escritor, poeta, cronista, pertencente da ilustre família dos Barreto.
A Academia Tauaense de Letras tem como iniciativa a preservação e a difusão da língua na sua forma culta e a acessibilidade da produção literária dinamizando e popularizando a literatura elitista. Prefaciando Machado de Assis onde destaca que “a literatura não é para qualquer um, e sim para quem tem o poder intelectual de interpretar”. Contrário a essa ideologia a Academia Tauaense de Letras vem quebrar esses paradigmas de inversalização literária, e de práticas inversas aos discursos daqueles que pregam uma ação literária elitista. Razão pela qual faço parte desta academia, como editor e produtor de livros, popularizando-se difundindo-os no intuito de promover a acessibilidade a todos; e rendo as minhas homenagens a todos os autores que disponibilizam seus escritos sob minha responsabilidade, como parceiros dessa difusão junto aos leitores.

Luiz Falcão Lordelo

Nenhum comentário: